Você sabe como identificar doenças oculares em seu pet? Consegue diferenciar uma remela normal de uma secreção excessiva e que pode indicar conjuntivite ou outro problema mais grave? Saiba que é preciso ficar atento às condições de saúde dos olhos do seu pet, pois isso tem influencia significativa no bem-estar geral do animal. 

O primeiro passo para identificar qualquer condição ocular que mereça atenção veterinária é fazer uma avaliação do comportamento e dos sinais de que algo não está bem com o seu animal de estimação. Em geral, quando um pet começa a apresentar algum problema ocular, ele passa a agir de forma diferente, seja coçando os olhos com frequência, perdendo o senso de localização no espaço, batendo a cabeça nos objetos e paredes da casa ou demonstrando uma apatia fora do comum. 

É importante dizer que existem muitas doenças oculares que atingem os pets e, por isso, a consulta preventiva com o veterinário oftalmologista é sempre a melhor opção para prevenir problemas graves, como a perda de visão, por exemplo. Para te ajudar, separamos aqui as principais doenças oculares que podem afetar a qualidade de vida do seu animal, com seus respectivos sintomas. Confira e fique atento aos olhos do seu pet!

Principais doenças oculares nos pets 

Grande parte das doenças oculares nos animais pode ser prevenida. O ideal é buscar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, indicado pelo veterinário oftalmologista de confiança. 

Vale dizer que a cegueira é um dos últimos estágios de qualquer doença ocular e se manifesta quando o problema já está avançado. Para evitar que isso aconteça, fique sempre atento aos sinais de alerta! 

Conjuntivite – Quando o animal apresenta uma inflamação da conjuntiva, ele começa a lacrimejar de forma excessiva e seus olhos acumulam uma remela diferente, que pode ser amarelada, branca ou verde. Também é comum que o pet fique com os olhos irritados e vermelhos e com coceira. Outro sinal é a dificuldade para abrir os olhos. Em geral, é uma doença fácil de ser tratada com o apoio do veterinário. 

Catarata – Essa doença pode fazer com que o animal fique cego. Por isso, precisa ser tratada rapidamente. A catarata é caracterizada pela alteração do cristalino, que fica opaco. Ela causa a obstrução da visão. O primeiro sinal é que os olhos do animal começam a ficar com uma aparência esbranquiçada. 

Glaucoma – Animais diabéticos têm mais predisposição ao glaucoma. A doença causa hipertensão ocular, atingindo a retina e o nervo óptico. Essa condição também pode causar cegueira. Os primeiros sinais são vermelhidão nos olhos, perda parcial da visão e pupila dilatada. 

Úlcera – Esse tipo de lesão ocorre na córnea e pode ser causada por vários tipos de traumas e acidentes com o pet. O problema se manifesta por meio de irritação e vermelhidão excessiva nos olhos do animal, secreções, lacrimejamento, sensibilidade e dores. É uma condição mais frequente em cães com olhos saltados, como pugs e shih tzus.Além de ficar atento aos sintomas das principais doenças oculares, tenha o hábito de sempre levar seu pet para consultas preventivas com o veterinário oftalmologista. Os check-ups periódicos ajudam o animal a ficar sempre saudável e feliz. Conheça a Olho Clínico, em São José dos Campos, e ofereça ao seu melhor amigo o cuidado que ele merece!