A remela em pets é uma condição que pode indicar doenças oculares em alguns casos
Na maioria dos casos, o surgimento de remela em pets é algo normal. Assim como acontece com humanos, uma quantidade pequena de secreção nos olhos após uma noite de sono é super comum. Mas como saber quando ela significa um problema de saúde grave?
O que é a remela em pets?
O acúmulo da secreção nos olhos é decorrente de lágrimas que secaram, ou seja, é algo comum e não indica nenhuma enfermidade séria.
Mas alterações na quantidade, textura e coloração da remela são sinais de um problema grave e que pode afetar a saúde dos olhos.
Então, a recomendação é prestar atenção, caso seja necessário limpar os olhos do animal mais de uma vez ao dia, já é um indicativo do excesso de secreção.
A remela normal em pets costuma ser transparente ou meio amarela. Por sua vez, as secreções em tons de verde, marrom e amarelo escuro são sinais clínicos de doenças oculares.
A textura da remela também é um fator importante, visto que o aspecto espesso e grosso pode indicar uma infecção.
A limpeza da remela é feita, normalmente, pela manhã. Confira abaixo algumas dicas práticas:
- Use um gaze molhada com água limpa;
- Seja delicado ao fazer a higienização da área;
- Não aplique colírios e medicamentos sem a receita de um veterinário;
- Cuidado ao tocar no olho para evitar irritações;
- Nunca utilize a mesma gaze nos dois olhos, descarte a gaze após uso.
Quais as doenças oculares que causam a remela em pets?
Alergias
As alergias afetam os pets assim como os humanos. Elas são causadas quando os pets ficam expostos ao clima seco, poluição, poeira e substâncias que irritam os olhos. Nestes casos, os animais apresentam olhos avermelhados, lacrimejando e com excesso de secreção.
Úlcera de córnea
Na úlcera de córnea, a remela em pets é transparente e vista em grande quantidade. Logo, essa doença ocular causa muita dor e pode se agravar rapidamente.
Conjuntivite
A conjuntivite viral ou bacteriana é uma doença que também acomete os pets. Ela é comum em todas as idades e faz com que os olhos do animal fiquem vermelhos, inchados e com remela.
A doença ocular é causada por bactérias, vírus e substâncias tóxicas. Quando não é tratada, ela pode evoluir e provocar cegueira no pet.
Síndrome do olho seco
A ceratoconjuntivite ou síndrome do olho seco é originada pela produção ineficiente da parte aquosa da lágrima. Os seus sintomas incluem secreção em excesso, irritação nos olhos e piscadas frequentes.
O tratamento dessa doença é fundamental, uma vez que ela causa grande desconforto para o pet e danifica seriamente sua visão.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença grave definida pela quantidade excessiva de líquido na parte interior dos olhos. Dessa maneira, ela gera pressão intraocular e pode levar à cegueira. Além da remela em pets, a vermelhidão e um aspecto esbranquiçado são indícios da doença.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, estima-se que a doença seja menos incidente em felinos e que ela afete 0,5% de toda a população canina.
Como lidar com a remela em pets?
Em caso de dúvidas sobre a remela e suspeita de doenças oculares, é importante levar o bichinho ao veterinário. Assim, ele passa por uma consulta com um oftalmologista capaz de determinar a causa da remela e iniciar o tratamento.
O Centro de Oftalmologia Olho Clínico possui atendimentos especializado e com muito amor e carinho para os pets. Entre em contato!
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels