Se você tem um pet em casa, sabe que o animal demanda atenção, cuidados e carinho em tempo integral. Estar sempre atento ao bem-estar do seu bichinho é uma maneira de demonstrar afeto e, principalmente, de garantir que seu pet tenha muitos anos de vida.
Entre os cuidados essenciais e básicos com a saúde do seu animal de estimação está a prevenção de doenças e acidentes oculares, que, em alguns casos, podem ser bastante agressivos e até levar à perda permanente da visão.
Os problemas oculares podem ser desencadeados tanto por agentes patológicos e infecções quanto por hábitos impróprios na rotina do pet. Por isso, listamos abaixo os principais cuidados que você precisa ter com os olhos do seu bichinho. Confira!
Cuide bem dos olhos do seu pet!
No dia a dia, diversos fatores podem ocasionar problemas de visão no seu pet, desde um pequeno acidente ao passear na rua até o contato dos pelos do animal com a estrutura ocular. É preciso estar sempre atento a qualquer alteração nos olhos do animal, por mais simples que ela pareça ser. Veja uma lista de cuidados importantes:
No carro – Muitos cães que saem de carro com seus tutores e que amam manter a cabeça para fora da janela, sentindo o vento e contemplando a paisagem, correm risco de infecções oculares, lesões e ressecamento da córnea. Às vezes, o simples contato dos olhos com a poeira, areia ou com algum outro tipo de resíduo pode causar um problema para os olhos. Por isso, evite deixar que seu pet passeie de carro olhando pela janela.
Dentro de casa – Residências e apartamentos que têm ar condicionado também podem oferecer alguns riscos, como, por exemplo, causar o ressecamento excessivo dos olhos. Ambientes climatizados e muito frios podem causar a evaporação acentuada das lágrimas e provocar a doença do olho seco. Controle o uso do ar e mantenha os olhinhos do seu pet sempre hidratados, fazendo a lubrificação com solução fisiológica, caso necessário.
Cuidado com o tamanho dos pelos faciais – Os pelos que ficam próximos aos olhos também podem ser um problema, pois tendem a entrar na estrutura ocular causando irritações, alergias e inflamações. O ideal é aparar os pelos para evitar lesões.
Limpeza ocular – Fazer a limpeza dos olhos do seu pet é fundamental. Remover o excesso de remela e secreções é importante para a higiene e para a saúde ocular. Em caso de excesso de remela, a indicação é procurar um veterinário oftalmologista, pois o pet pode estar com conjuntivite ou outra doença ocular.
Proteção solar – Pets que possuem olhos mais claros devem ser mantidos longe da exposição ao sol, pois têm uma estrutura ocular mais sensível à luz.
Higienização das patas – Os animais podem coçar os olhos. Por isso, as patas devem estar sempre limpas e bem asseadas para evitar que sujeiras sejam levadas para a região orbital e para a conjuntiva.
Consulta com o oftalmologista veterinário – Ao notar sintomas estranhos nos olhos do seu pet, busque um veterinário especializado, que poderá indicar o melhor tratamento. Nunca use colírios ou pomadas oftálmicas sem prescrição médica.
Entenda as características e necessidades do seu pet – Cada raça possui individualidades quando o assunto é saúde ocular. Converse com o veterinário para entender quais cuidados são essenciais com os olhos do seu animal. Para saber mais, agende uma consulta com os veterinários da Olho Clínico, centro especializado em Oftalmologia Veterinária de São José dos Campos!