A cirurgia de catarata é o único tratamento indicado para devolver a visão do animal, com 95% de chance de recuperação da visão
A doença consiste na opacificação do cristalino e atrapalha a chegada da luz até a retina. Dessa forma, ela acaba diminuindo a visão do animal e, em quadros mais graves, pode levar à cegueira.
Além disso, a catarata em pets pode surgir em apenas um ou em ambos os olhos, se desenvolvendo rapidamente, ao longo de semanas; ou de forma mais lenta, ao longo dos anos.
A catarata é um dos problemas oculares mais comuns em animais, sendo causada pela idade avançada, fatores congênitos, hereditariedade, traumas e doenças metabólicas, como o diabetes, por exemplo.
Esse problema ocular possui cura, mas é fundamental fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento com um veterinário oftalmologista, que é o responsável por indicar a cirurgia de catarata no pet. Assim, a dica é que o tutor fique atento aos seguintes sintomas da doença:
- Olhos com aspecto opaco e esbranquiçados;
- Surgimento de círculos azuis nos olhos;
- Sensibilidade à luz;
- Olhos lacrimejantes e com secreção;
- Insegurança para andar e tropeços frequentes em móveis e objetos.
Colírios funcionam para tratar catarata em pets?
Muitos tutores acreditam que a aplicação de colírio é uma forma de curar a catarata. Porém, até o momento, não existem remédios realmente eficientes para diminuir a evolução da doença.
Desenvolvidos à base de anti-inflamatórios, os colírios aplicados no tratamento possuem o objetivo de reduzir a inflamação dentro do olho, o que diminui o glaucoma e a perda de visão. Contudo, de forma equivocada, muitos tutores submetem os animais a tratamentos à base de colírios por meses. É importante destacar que, além da falta de comprovação científica, essa prática prejudica o pet, pois permite a evolução da doença. Por isso, o tratamento mais eficaz para a condição é a cirurgia.
Como a cirurgia de catarata em pets funciona e por que ela pode ajudar o animal a enxergar novamente?
Uma das principais dúvidas quanto à cirurgia de catarata em pets é sobre os seus resultados. Muitos tutores se perguntam se o animal voltará a enxergar tudo normalmente após o procedimento.
A cirurgia é a melhor forma de tratamento pois é capaz de fazê-los voltar a enxergar. No geral, o procedimento compreende a extração da lente opacificada. Também inclui a restauração da transparência do eixo visual e previne o surgimento da catarata novamente. No espaço destinado ao cristalino, o veterinário insere uma lente intraocular. Mas é importante ressaltar que a cirurgia de catarata não devolve a visão completa, pois ela nunca será a mesma de antes do surgimento da doença.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a cirurgia já demonstrou vários avanços. O novo método aplicado no procedimento apresenta uma alta taxa de sucesso, com 95% de chance de recuperação da visão do animal.
Leve seu pet ao especialista oftalmologista veterinário
Com os equipamentos adequados, o veterinário oftalmologista é o único capaz de fazer o diagnóstico correto, informar o estágio da doença e recomendar a cirurgia de catarata, o que aumenta a chance de obtenção de melhores resultados.
Além de observar um aspecto azulado e a opacidade nos olhos do pet, é importante notar se ele esbarra com frequência nos móveis. A partir disso, a indicação é não perder tempo e levá-lo a um especialista.
Situado em São José dos Campos, o Centro de Oftalmologia Olho Clínico atende com amor e carinho todos os pets. Em casos de emergências, nossas unidades Carinho de Bicho estão 24 horas à disposição. O tutor pode levar seu companheiro até as unidades da Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas.
Foto de Mikhail Nilov no Pexels