A cegueira pode se manifestar em um cachorro por diferentes causas. O problema pode ser resultado da idade avançada do cão, de doenças infecciosas, diabetes, glaucoma, entre outras patologias. 

Mas existe também uma causa frequente que é bastante triste e lamentável: os maus tratos ao animal. Quando uma família adota um cãozinho, por exemplo, é preciso reforçar os cuidados de saúde e fazer um check-up preventivo, tanto das condições gerais quanto da saúde ocular.

Em geral, cães adotados de abrigos já passaram por situações bem difíceis, principalmente quando viveram parte de suas vidas em situação de rua. As agressões sofridas por um cão durante o período no qual ele não teve um lar amoroso podem resultar na perda da visão. Neste caso, seu melhor amigo vai precisar de ainda mais amor e cuidados com a saúde ocular! 

Outra situação corriqueira para as famílias que têm cachorro é notar que o pet começa a ficar cego quando já está velhinho. Nesta situação, a cegueira pode se manifestar por causa da idade ou por alguma doença preexistente. 

Principais causas da cegueira canina

A cegueira canina tem várias causas. Para fazer o diagnóstico e o tratamento corretos, é essencial consultar um veterinário oftalmologista. Veja algumas doenças que podem levar à perda da visão nos cães: 

Hemoparasitose – Essa é a conhecida doença do carrapato. Quando não tratada corretamente, a Hemoparasitose pode causar a cegueira em cães, além de outras complicações graves. A prevenção da doença é o melhor caminho. Para isso, os tutores devem apostar nos produtos antipulgas e anticarrapatos.

Glaucoma em cães – O glaucoma é causado por um aumento da pressão ocular. É uma doença grave, que provoca dor e precisa ser tratada rapidamente para evitar a cegueira.

Traumas oculares – Os traumas oculares são aqueles que causam lesões graves e que podem levar à perda de visão. Acidentes e maus tratos estão entre as principais causas desses traumas. 

Catarata canina – A catarata é uma doença que pode se desenvolver em razão da idade avançada do cão ou como resultado do diabetes. Ela causa opacidade nos olhos e obstrui a chegada da luz. É comum em cães idosos, mas também pode ocorrer de forma congênita em filhotes. A perda de visão é gradativa. Diagnosticar e tratar o problema precocemente ajuda a evitar a cegueira. 

Ceratite – Essa doença também é chamada de úlcera da córnea. É uma inflamação que pode ser causada por cinomose ou por hepatite.

Outras condições que podem causar cegueira em cães são: doenças inflamatórias, uveítes, doenças degenerativas da retina, olho seco crônico, doenças neurológicas e atrofia progressiva da retina, sendo que esta última doença pode provocar cegueira súbita. 

Sintomas da cegueira em cães

Alguns sintomas se manifestam e indicam que o cachorro pode estar perdendo sua visão gradativamente. Veja os principais:

  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Apatia;
  • Isolamento;
  • O cachorro começa a esbarrar em móveis;
  • Mudanças de comportamento;
  • Mudança na cor dos olhos;
  • Presença de secreção em excesso nos olhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Córnea com aparência esbranquiçada.

Ao notar qualquer sinal, o tutor do animal deve levá-lo ao veterinário oftalmologista com urgência. O diagnóstico precoce é a única maneira de garantir um tratamento eficiente, que evite a perda da visão. Para fazer um check-up preventivo da saúde ocular do seu melhor amigo, agende uma consulta na Olho Clínico, a mais completa clínica de oftalmologia veterinária de São José dos Campos!