Vários tipos de doenças oculares podem atingir os animais, trazendo impactos significativos para a sua qualidade de vida e bem-estar. Alguns destes problemas, quando não tratados corretamente, podem, inclusive, levar à perda da visão de forma permanente. 

Todo cuidado é necessário quando o assunto é saúde ocular animal. Por isso, separamos aqui as 5 doenças mais frequentes, com os seus sintomas e possíveis tratamentos. Confira!

1. Glaucoma

O glaucoma causa a elevação da pressão intraocular. Dessa forma, a doença prejudica a irrigação da retina e pode levar à cegueira. É uma doença que pode se manifestar por conta da idade avançada, por questões genéticas ou pela predisposição da raça. 

Os principais sintomas da doença são dilatação na pupila, opacidade da córnea e olhos vermelhos e irritados. O diagnóstico é feito pelo oftalmologista veterinário e deve ser realizado de forma precoce para que o tratamento seja mais efetivo, principalmente no controle da pressão intraocular. 

2. Catarata

A catarata é uma doença mais frequente em animais idosos, mas também pode afetar cães mais novos. A doença deixa a região do cristalino turva, prejudicando a visão. Essa enfermidade pode ter causas degenerativas, traumáticas, genéticas ou relacionadas ao diabetes. 

O sintoma mais característico é a presença de uma película esbranquiçada que encobre o cristalino e impede a passagem da luz para a região da retina. O tratamento da doença é cirúrgico, com altas taxas de sucesso no procedimento. 

3. Úlcera na córnea

Essa doença é caracterizada pela erosão na região da córnea. Pode ser causada por infecções, traumas e por outras doenças secundárias. O olho do animal fica sensível, com vermelhidão, secreções e lacrimejamento. Também é comum que o animal comece a piscar mais vezes. 

O diagnóstico precisa ser feito pelo veterinário oftalmologista e, na maior parte dos casos, o tratamento é realizado com colírios, no caso de úlceras superficiais; e cirurgia, no caso de úlceras profundas. 

4. Uveíte

Essa doença é uma inflamação ocular que atinge a retina, a íris e a coroide, estruturas importantes para a vascularização do olho. A doença costuma aparecer depois de infecções virais, bacterianas ou fúngicas.

Os principais sintomas são vermelhidão, coágulo de sangue no olho, dor, contração da pupila, secreções e perda da visão. O tratamento é feito com colírios.

5. Conjuntivite

Essa é uma das doenças mais comuns e frequentes em animais. Ocorre, normalmente, por problemas na lubrificação ocular, ocasionando uma inflamação da conjuntiva e da córnea.

Os sintomas mais frequentes são excesso de secreções, vermelhidão e vascularização da córnea. O tratamento é feito com o uso de colírios que melhoram a lubrificação ocular.

Procure ajuda especializada para o seu pet!Agora que você já conhece as 5 doenças oculares mais frequentes nos animais, fique atento aos olhos do seu pet. Caso perceba qualquer tipo de alteração, agende uma consulta na Olho Clínico, o primeiro Centro de Oftalmologia Veterinária de São José dos Campos. Aqui, temos infraestrutura e os melhores veterinários oftalmologistas para tratar todos os tipos de problemas oculares!