Realizar a limpeza regular dos olhos do seu pet, seja ele um gato ou um cachorro, é fundamental para preservar a saúde do animal e prevenir doenças e infecções causadas por bactérias e outros agentes patológicos.
O processo de higienização é simples e não exige grandes habilidades. Basta que o tutor seja capaz de identificar o momento certo para promover a limpeza dentro da rotina do pet.
Em geral, gatos e cachorros apresentam secreções que são consideradas normais, que são aquelas remelas em pouca quantidade que se acumulam naturalmente no canto dos olhos e que fazem parte de um processo de limpeza dos dutos lacrimais, realizado pelo próprio organismo.
Nestes casos, a higienização periódica pode ser feita com o uso de um pedacinho de algodão ou uma gaze esterilizada, ambos umedecidos com soro fisiológico. A remoção das secreções deve ser feita diariamente ou de acordo com a necessidade de cada animal, sempre de forma delicada, com movimentos suaves na área dos olhos.
Caso a remela esteja grudada em uma área de difícil acesso com a gaze, você pode usar um cotonete úmido para tentar alcançá-la, mas sempre tomando muito cuidado para não machucar o bichinho.
O desafio para o tutor de um pet está, na verdade, na hora de identificar quando essas secreções deixam de ser normais e passam a indicar uma doença ocular. Quando o pet apresenta excesso de secreções, vermelhidão, coceira, irritação e outros sintomas diferentes, o ideal é buscar a ajuda de um veterinário oftalmologista, que poderá fazer um diagnóstico confiável e apontar a melhor abordagem terapêutica para garantir a saúde ocular do animal.
Por que é importante ficar atento aos olhos do seu pet?
Os cuidados com os olhos do pet são importantes para evitar doenças que possam comprometer a visão e causar cegueira. A higienização correta dos olhos é apenas um dos comportamentos preventivos que devem ser adotados na rotina dos animais.
Ficar atento ao tipo de secreção que aparece nos olhos do pet também é fundamental. Caso o bichinho apresente uma secreção mais grossa, amarelada, persistente, com cheiro estranho e em grande quantidade, o ideal é consultar um veterinário, pois é possível que o pet esteja com conjuntivite ou outra doença ocular.
Vale ressaltar ainda que o tutor nunca deve medicar o animal por conta própria ou utilizar colírios sem a recomendação veterinária. O diagnóstico e o tratamento precisam ser feitos com acompanhamento profissional, a fim de garantir a segurança e o bem-estar do pet.
Invista em uma rotina de cuidados para o seu melhor amigo e não se esqueça de levar o seu pet para consultas preventivas com o veterinário. Manter uma boa saúde ocular é oferecer condições para que o animal tenha mais qualidade de vida e longevidade. Conheça a Olho Clínico, em São José dos Campos, um completo centro de oftalmologia veterinária preparado para o tratamento de todos os tipos de problemas oculares. Oferecemos todos os cuidados para que seu pet possa sempre te enxergar bem!