A perda da visão reduz bastante a autonomia dos cachorros, mas, em muitos casos, não chega a comprometer a qualidade de vida dos animais. O problema é bastante comum, principalmente em raças que apresentam olhos salientes e saltados como característica física marcante, como, por exemplo, os pugs e os shihtzus.
Para equilibrar a ausência do sentido da visão, os cachorros acabam desenvolvendo a audição e o olfato de maneira mais apurada, como uma forma de compensação natural. Outras raças que têm mais predisposição à cegueira são poodles, schnauzer, boxer, maltês e lhasa apso.
Principais causas da cegueira em cães
A cegueira em cachorros pode se manifestar por diversas razões. Entre as principais causas estão: glaucoma, cães com idade avançada, lesões oculares, catarata canina, complicações causadas pela doença do carrapato, degeneração da retina e doenças de córnea.
Alguns cães podem ter a hereditariedade como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças oculares. Há também os casos em que os cachorros apresentam opacidade ocular e olho seco, fatores que também podem prejudicar a córnea e causar cegueira.
Com tantas possíveis causas para a perda de visão em cachorros, o ideal é buscar um veterinário especializado em oftalmologia canina para fazer o correto diagnóstico do quadro.
Como identificar a cegueira em cachorros?
Os cães que estão perdendo a visão apresentam alguns comportamentos característicos, que podem ser notados pelos donos com facilidade. Em primeiro lugar, fique atento e perceba se o seu cãozinho está com dificuldade para enxergar no período noturno, se ele tem demonstrado certa apatia, movimentos lentos ou comportamentos diferentes.
Além disso, analise também o aspecto dos olhos do seu bichinho. Se o seu cachorro está com a íris opaca e parece ter uma mancha esbranquiçada nos olhos, ele pode estar com a visão debilitada ou cego. Para ter certeza, marque uma consulta com o veterinário de confiança.
Ao passar no especialista, o cachorro poderá ser submetido a exames como a eletrorretinografia, que ajuda a avaliar as condições da retina.
Quando a cegueira em cachorros tem cura?
Em alguns casos, a cegueira canina é reversível. Existe, por exemplo, a possibilidade de cirurgia quando o problema é provocado por catarata, lesões traumáticas ou inflamações. Nestes casos, é comum que o veterinário indique o implante de lentes intraoculares e outros procedimentos cirúrgicos.
Outra recomendação bastante comum é o uso de colírios, com aplicação diária em casa. A forma de tratar a cegueira em cães depende muito das causas do problema. Quando o cão é muito velhinho e perde a visão por fatores naturais ou doenças do envelhecimento, as chances de reversão são menores.
Como prevenir a cegueira em cachorros?
A melhor forma de prevenção é, certamente, levar o seu melhor amigo para consultas regulares com o veterinário, a fim de fazer check-ups periódicos de saúde e tratar precocemente qualquer problema que venha a se manifestar.
O veterinário especializado em oftalmologia é a pessoa certa para diagnosticar se a cegueira do cachorro tem causas congênitas, traumáticas ou inflamatórias. É importante ressaltar que manter a saúde geral do animal em dia ajuda a evitar a cegueira, principalmente no caso da perda de visão relacionada à hipertensão arterial, diabetes, problemas renais e doenças infecciosas.
O check-up de saúde deve ser feito a cada seis meses para cães que já tenham ultrapassado os oito anos de idade.
Como é a vida de um cão cego?
Apesar de ser um sentido importante, a perda da visão não compromete tanto a qualidade de vida do animal. É claro que um cãozinho cego terá suas limitações, mas ele poderá viver feliz e ativo como qualquer outro cachorro. Isso porque, nos cães, os sentidos que orientam sua vida são principalmente o olfato e a audição.
Os cachorros conseguem se adaptar à cegueira. Eles só precisarão de ainda mais carinho e cuidados, além de um ambiente livre de grandes obstáculos. Nos momentos de passeios, por exemplo, é importante ficar atento às calçadas e aos desníveis nas ruas. É fundamental passear com o cachorro sempre na coleira e com guia, para evitar que ele se machuque.
Conheça o Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico!
Se você desconfia que seu cachorro está perdendo a visão, procure um centro oftalmológico de excelência, como o Olho Clínico, localizado em endereço de fácil acesso, no Jardim São Dimas, em São José dos Campos, São Paulo!