Alguns indicativos podem ser boas dicas de que seu animal de estimação precisa de um veterinário oftalmologista. Cabe a você ficar atento a estes sinais e buscar sempre um profissional de confiança, que possa fazer o diagnóstico e o tratamento das condições de saúde que afetam os olhos dos animais.
Desde uma conjuntivite até uma doença mais grave na área ocular, o veterinário oftalmologista é a pessoa certa para avaliar a situação, solicitar exames e apresentar o melhor prognóstico. O profissional especializado na saúde ocular dos pets deve ser procurado ao primeiro sinal de qualquer afecção ocular, para que seja possível obter a lista de cuidados necessários para que a saúde do animal seja plenamente restabelecida.
Cães e gatos podem precisar de um veterinário oftalmologista em algum momento de suas vidas e, graças ao grande desenvolvimento da medicina veterinária e de suas áreas de especialização, hoje os animais podem ser diagnosticados e tratados com o auxílio de equipamentos de ponta, cirurgias com absoluta precisão e medicamentos modernos.
O veterinário oftalmologista é especialista em todas as doenças que afetam os olhos, como cataratas, inflamações, doença do olho seco, condições degenerativas da retina, conjuntivites, neoplasias, inflamações da camada média do olho (uveíte), glaucoma, entre outras doenças. Para saber se seu pet precisa de um veterinário oftalmologista, fique atento às seguintes dicas:
Alterações nos olhos – Animais com sensibilidade extrema nos olhos (principalmente em ambientes com muita claridade), com excesso de remelas, secreções amareladas ou brancas, vermelhidão nos olhos e coceira podem estar com alguma doença viral, como, por exemplo, a conjuntivite. É fundamental levar o pet ao veterinário oftalmologista nestes casos, para fazer o diagnóstico e o tratamento correto.
Mudanças na íris – A presença de alteração na região da íris do animal, como a formação de uma tela branca e opaca nos olhos do pet, pode indicar o desenvolvimento de catarata, uma doença bastante frequente em animais mais velhos. A doença pode causar cegueira e deve ser tratada rapidamente por meio de procedimento cirúrgico.
Mudanças de comportamento – Animais com problemas de visão podem apresentar alguns comportamentos diferentes, como apatia, pouca movimentação, dificuldade de orientação espacial, olhos piscando muito, dificuldade para abrir os olhos, lacrimejamento excessivo, entre outros. Preste bastante atenção nestas mudanças comportamentais e procure um veterinário oftalmologista.
Existem ainda outros sinais que podem mostrar que seu pet precisa de um veterinário especialista em oftalmologia, como:
- Alterações no tamanho e no posicionamento dos olhos;
- Manchas nos olhos;
- Pupilas dilatadas;
- Muita coceira nos olhos.
Para a proteção do seu pet, é importante que a consulta com o oftalmologista veterinário aconteça anualmente. Caso perceba a presença de uma secreção mucopurulenta ou de uma secreção mais líquida e recorrente nos olhos do seu melhor amigo, leve o pet para uma avaliação clínica e para a realização de exames específicos. Os cuidados preventivos e a busca rápida de ajuda especializada evitam que seu animal de estimação sofra a perda parcial ou total da visão. Para saber mais, fale com os médicos veterinários da Olho Clínico, clínica especializada em oftalmologia veterinária em São José dos Campos!