É comum que os donos de pets associem a cegueira à idade avançada dos animais. Realmente, a perda da visão é uma condição que surge com mais frequência em cães idosos, mas existe sim a possibilidade de filhotes desenvolverem a cegueira, mesmo não sendo tão recorrente.

Nos casos em que cães novos perdem a visão, a causa está quase sempre relacionada a outras doenças, com destaque para a catarata, que é considerada um dos principais motivos de problemas visuais nos animais.

Conheça outras doenças que podem levar à perda da visão:  

  • Glaucoma;
  • Infecções;
  • Úlcera da córnea;
  • Atrofia Progressiva de Retina;
  • Entre outras.

A influência dos fatores genéticos

Outro ponto que precisa ser avaliado é a predisposição genética. Pode ser que o cãozinho já tenha nascido com algum problema congênito que leve à perda visual.

As causas genéticas estão associadas a problemas preexistentes, ou seja, o animal pode ter um defeito genético em alguma porção do olho e isso pode evoluir, em algum momento, para a cegueira.

Como lidar com a perda visual em cães jovens?

Como já citamos, a catarata é a principal causa de perda de visão em cães jovens. A doença pode ser percebida quando o cachorro passa a apresentar uma certa opacidade nos olhos. Basta notar uma mancha esbranquiçada na região da pupila.

Nestes casos, o cãozinho pode perder a visão de forma progressiva e, por isso, é fundamental buscar o suporte de um veterinário especializado em oftalmologia. O tratamento recomendado é a cirurgia para a remoção da catarata. Em geral, após o procedimento, o animal restabelece sua capacidade visual.

Agora, se o cachorro apresenta uma má formação das estruturas oculares, seja na córnea, nervo óptico, retina ou no endotélio, o veterinário indica outros tipos de tratamentos, específicos para cada caso.

Animais com distrofia endotelial, por exemplo, tendem a apresentar uma mancha azulada nos olhos, que prejudica a visão. Neste caso, o tratamento será personalizado e o acompanhamento com o oftalmologista deverá ser periódico, a fim de verificar como o quadro vai evoluir.  

Vale ressaltar que a cegueira em cães pode aparecer de forma repentina ou se desenvolver de maneira lenta e progressiva. É essencial que os tutores dos animais fiquem sempre atentos às mudanças de comportamento e aos sinais aparentes que podem indicar problemas oculares.

Outra informação importante é que agentes externos e doenças sistêmicas também podem levar à perda da visão. Por isso, o check-up veterinário regular deve ser feito como forma de prevenção.

Previna as infecções!

O cuidado preventivo com a saúde visual dos animais é muito importante para evitar doenças e a perda da visão. As infecções oculares afetam muito os filhotes, principalmente os que acabaram de nascer.

Além disso, algumas raças têm mais predisposição a problemas de visão, como, por exemplo, Lhasa Apso, Pug, Maltês, Poodle e Yorkshire. A rotina de prevenção das doenças oculares deve incluir alguns cuidados básicos, como:

  • Evitar o acúmulo de remelas nos olhos do animal;
  • Fazer a limpeza ocular com algodão e soro fisiológico;
  • Realizar o check-up ocular com o oftalmologista veterinário;
  • Realizar os exames oftalmológicos solicitados pelo veterinário;
  • Evitar que pelos longos da face do animal tenham contato com os olhos;
  • Evitar que o cachorro viaje de carro com a face para fora da janela, pois o vento pode fazer com que pequenos resíduos de sujeira entrem nos olhos.

Para receber mais orientações e realizar os exames necessários para prevenir ou diagnosticar doenças oftalmológicas no seu pet, entre em contato com a equipe da Olho Clínico, em São José dos Campos. Aqui, seu peludo será atendido com conforto e segurança, com toda a estrutura do melhor centro de Oftalmologia Veterinária da região!