A conjuntivite é uma das doenças oftalmológicas mais frequentes em cães e gatos. Bastante conhecida dos seres humanos, esta doença pode ser facilmente identificada, basta notar a presença de vermelhidão, excesso de remela e inchaço nos olhos dos animais.

O problema pode ser causado por bactéria, vírus, fungos ou pelo contato com agentes tóxicos. A causa exata da doença nem sempre é fácil de ser diagnosticada.

Mesmo sendo uma patologia muito comum nos animais de estimação, a conjuntivite não deve ser encarada como um problema menor. É preciso ter consciência de que o avanço do quadro pode gerar complicações sérias para a saúde visual dos cães e dos gatos, chegando, até mesmo, a causar a perda da visão quando o bichinho não recebe o tratamento apropriado.

A melhor atitude para preservar a saúde do seu pet é ficar sempre atento a qualquer tipo de alteração nos olhos. Por isso, se o seu bichinho está com remela em excesso, olhos irritados e vermelhos, procure rapidamente um veterinário especializado em oftalmologia!

Como são feitos o diagnóstico e o tratamento da conjuntivite em cães e gatos?

A conjuntivite é uma doença muito incômoda para os animais. A inflamação da conjuntiva, que é a membrana que protege os olhinhos dos nossos animais, costuma se manifestar quando o animal desenvolve um quadro de alergia ocular, quando algum agente externo causa a inflamação, quando ocorre um trauma ou lesão no olho ou quando o pet apresenta outros quadros combinados, como, por exemplo, a secura ocular.

É importante dizer que poluição, vento forte, bactérias e fungos estão entre os agentes causadores da conjuntivite em animais. Por isso, uma dica dos especialistas para prevenir o problema é evitar que os cachorros, por exemplo, andem de carro com a cabeça para fora da janela.

Buscar a ajuda de um oftalmologista veterinário é o primeiro passo para diagnosticar e tratar a doença. Com o apoio profissional, o problema é facilmente curado e o seu bichinho pode ficar livre do incômodo que essa inflamação provoca.

No exame clínico, o oftalmologista vai avaliar os principais sintomas da conjuntivite, que são: olho inchado, sensibilidade, inflamação, a presença de muita remela, olhos vermelhos e lacrimejando.

Também é possível solicitar exames laboratoriais para diagnosticar o quadro de conjuntivite em cães e gatos. Para isso, o veterinário faz a coleta da secreção e a raspagem da conjuntiva, além de pedir exame de cultura bacteriana e outros testes.

Após o diagnóstico, o oftalmologista veterinário vai indicar o melhor tratamento, que pode ser feito com colírios e pomadas tópicas específicas para animais, formulados com antibióticos e anti-inflamatórios. A limpeza diária dos olhos também é importante. Para isso, basta usar uma gaze umedecida em soro fisiológico.

Procure ajuda especializada para o seu pet!

Vale ressaltar que nunca o tutor deve medicar o seu bichinho de estimação por conta própria. A avaliação e a recomendação de tratamento do médico veterinário especialista são essenciais para a boa recuperação do animal e para garantir sua saúde e bem-estar.

Preste bastante atenção aos sintomas da conjuntivite animal e agende uma consulta para o seu bichinho no Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico, em São José dos Campos! Estamos à espera do seu pet, sempre prontos para oferecer um atendimento eficiente, preciso e carinhoso!