O oftalmo para cães é o veterinário especializado em doenças oculares. Ele é o responsável por tratar patologias relacionadas à visão e realizar cirurgias e procedimentos para reverter cegueira canina, catarata, problemas de retina e outras condições.
Muitos donos de cachorros têm um cuidado excepcional com a saúde física e o bem-estar de seus bichinhos, mas acabam se esquecendo que os cães também desenvolvem problemas de visão ao longo de suas vidas, principalmente quando estamos falando de cachorros com mais de oito anos de idade. Por isso, levar o cão ao oftalmo é uma atividade que precisa fazer parte da rotina de cuidados preventivos.
Confira os benefícios da visita regular ao oftalmo veterinário e quando você deve levar o seu cachorro!
Por que levar o cão ao oftalmologista veterinário?
O oftalmo para cães é o profissional especializado em terapias clínicas e cirúrgicas que têm como objetivo restabelecer ou conservar a saúde da visão canina. É uma especialidade veterinária que vem avançando muito e que já conta com técnicas modernas e tratamentos eficientes para doenças como catarata, glaucoma, olho seco, úlceras de córnea, cegueira desencadeada por doenças crônicas como o diabetes, entre outras condições.
O veterinário especialista em oftalmologia também é responsável por conduzir importantes exames diagnósticos, como, por exemplo, a eletrorretinografia, o teste lacrimal, a aferição da pressão ocular e o ultrassom ocular.
Levar o cão ao oftalmo é importante para preservar a saúde da visão, evitando que doenças se agravem ao ponto de deixar o bichinho cego de forma permanente. Como é uma área com bastante tecnologia à disposição, a oftalmologia canina já realiza procedimentos de alta complexidade, como o implante de lentes intraoculares e técnicas que aprimoram o campo de visão do animal.
Quando buscar o oftalmologista canino?
A recomendação é para que os cães passem em check-up preventivo anualmente com o oftalmologista, a fim de verificar a condição dos olhos e buscar tratamentos precocemente, quando necessário. A consulta anual é indicada para cachorros jovens, com menos de oito anos. Já para os cães mais velhos, os veterinários recomendam a consulta semestral, pois estes animais têm mais chances de desenvolverem problemas de visão desencadeados pelo envelhecimento.
Em muitos casos, o animal pode passar pelo veterinário clínico geral e ser encaminhado ao especialista caso exista alguma condição que mereça ser diagnosticada de forma mais cuidadosa.
Quando os donos notam que os olhos do bichinho estão diferentes, com secreção ou opacidade, é preciso buscar um oftalmo de maneira mais urgente. Em geral, as principais doenças diagnosticadas são: conjuntivite alérgica, glaucoma, catarata, ceratoconjuntivite seca e distrofia corneana.
A consulta deve ser agendada imediatamente com o oftalmologista canino também quando o bichinho apresenta olhos vermelhos ou com manchas pretas, hipersensibilidade à luz e lesões nos olhos.
Vale lembrar que a consulta preventiva com o oftalmo é a melhor maneira de evitar o surgimento de doenças oculares. Agende agora mesmo um atendimento para o seu cachorro no Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico, em São José dos Campos!